Educação, uma pratica social histórica.
A Educação Nas Sociedades Pré Letradas: Antigamente não havia escolas; havia um processo de manutenção cultural, que tinha como objetivo o preparo para o convívio social. Tratava-se de uma educação espontânea e inconsciente através da relação de pais para filhos e de maiores para menores. Nesse processo é mantida e desenvolvida a cultura. Como exemplo podemos citar a fala, a capacidade de raciocínio, habilidades de pinturas e mais tarde a escrita.
A Educação Nas Sociedades Letradas: Com o desenvolvimento socioeconômico, fez-se necessário a criação da escrita pelas classes dominantes (Sacerdotes). Tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia dois mundos com modelos diferentes, havia a semelhança no domínio da escrita.
Na Grécia: apenas os filhos das elites iam para as "escolas". Esse processo educacional foi se alterando por meio de fazes, uma delas foi por meio de heróis que deveriam ser imitados. Ser o melhor e se destacar dos demais é o ideal do processo educacional.
Os modelos mais conhecidos foram o de Esparta e Atenas; O modelo espartano está voltado para o interesse do estado militarista. A presença feminina também é uma característica forte, em vista da função materna para conceber filhos "fortes" através de corpos fortes.
Em Atenas: era o oposto. O ambiente era estritamente masculino. E ao contrário de Esparta, O modelo educacional de Atenas era voltado para o conhecimento, à verdade do belo e do bem.
Basicamente existiam três tipos de escolas: A de palestra, ou escola de ginástica, a escola de música e a escola de escrita com devidas alterações de níveis. Por volta do seculo IV, os sofistas (grupos de mestres que faziam discursos e e cobravam para dar-lhes educação, visando o sucesso individual ) trazem uma nova perspectiva para a educação. Os jovens adquirem a capacidade de persuadir e manipular as massas.
Eis a grande questão de Sócrates (método pedagógico do dialogo e da verdade no interior humano) e mais tarde Platão e Aristóteles em suas escolas.Ambos preocupados com a comprovação dos argumentos. Um priorizava o racional (pensamento, razão, raciocínio) e outros, pesquisa de campo (interpretação de fatos).
Educação no mundo Romano: passou por diferentes estágios; o mundo romano se estruturou por meio de guerras de conquistas e sendo assim com influências de outros povos. Soube tirar proveito de todas as informações dos povos conquistados, ampliando assim a dominação.
O jovem romano era formado para servir o estado, à pátria, manter valores e instituições tradicionais.
No processo de expansão Roma, conquista Grécia e absorve elementos importantes da cultura grega: Filosofia, Artes, Ciência, Gramática e Retórica com a finalidade de preparar a juventude para a vida política, os conhecimentos tinham de ser aplicáveis a vida.
Nos últimos anos do império o ensino a cargo do estado aparece pela primeira vez: O imperador passa a nomear diretamente os professores e educação tornou-se interesse do estado.
Minha reflexão é que a educação sofreu várias modificações ao longo dos anos. Modificações necessárias para a evolução como ser humano, sociedade e ciência. A educação é totalmente necessária, mesmo quando não havia escrita existia o processo de manter os costumes, culturas, religiões, etc.
O molde do jovem é voltado para que a civilização continue no futuro. E com o tempo o estado vê que a educação na escola, com um proposito é interessante pra ela. Hoje as escolas desempenham papel fundamental na vida de qualquer um. Somos incluídos na sociedade através da escola, do convivo social, da escrita, leitura, lazer. A escola propaga muito mais do que apenas conhecimento.
É incrível ser capaz de formar pessoas melhores a cada dia. Acho que esse é o papel mais importante da educação, formar pensadores, pessoas conscientes e com um ideal/objetivo de vida.
Fontes: WEB ARTIGOS, WIKIPÉDIA, FILHO, João Cardoso Palma. A Educação Através Dos Tempos. Univesp. São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário